SUMÁRIO
CAPÍTULO 01 - TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM DAS ALMAS
CAPÍTULO 02 - RODA DO EZEQUIEL BÍBLICO
CAPÍTULO 03 - ENTIDADE NÃO É A ALMA DO FALECIDO
CAPÍTULO 04 - RELIGAR DAS RELIGIÕES E DAS ORDENS MÍSTICAS
CAPÍTULO 05 - QUATRO TIPOS DE ESCOLAS ESPIRITUALISTAS
CAPÍTULO 06 - FATORES DE CONSTRUÇÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO
CAPÍTULO 07 - E ELEMENTOS DA PSIQUÊ HUMANA
CAPÍTULO 08 - SETE DIMENSÕES OU SETE CÉUS
CAPÍTULO 09 - PARES DE COMPLEMENTARES NO UNIVERSO RELATIVO
CAPÍTULO 10 - MISTÉRIOS DA MORTE DO CORPO E DA ALMA
CAPÍTULO 11 - LEIS DE EVOLUÇÃO/INVOLUÇÃO E DE REVOLUÇÃO
CAPÍTULO 12 - LEIS DE RETORNO E DE RECORRÊNCIA
CAPÍTULO 13 - LEIS DE RECORRÊNCIA, REENCARNAÇÃO E RESSUREIÇÃO
CAPÍTULO 14 - PROVAS E INICIAÇÕES NO DIFÍCIL CAMINHO INICIÁTICO
CAPÍTULO 15 - CRIAÇÃO DOS CORPOS EXISTENCIAIS DO SER
CAPÍTULO 16 - ENTIDADES HANASMUSSEANAS
CAPÍTULO 17 - INFINITO CONHECIMENTO INICIÁTICO DOS SÁBIOS
CAPÍTULO 18 - QUATRO COLUNAS DO CONHECIMENTO INICIÁTICO
CAPÍTULO 19 - EUS OU ENTIDADES LASCIVAS
CAPÍTULO 20 - TIPOS DE EUS OU DE ENTIDADES LUXURIOSAS
CAPÍTULO 21 - VISITANTES TENEBROSOS
CAPÍTULO 22 - DIABÓLICAS ENTIDADES PRESTIDIGITADORAS
CAPÍTULO 23 - EUS DE BRUXARIA OU DE ENTIDADES TENEBROSAS
CAPÍTULO 24 - ESPÍRITO PURO NÃO É ENTIDADE MEDIÚNICA
CAPÍTULO 25 - TEURGIA E MAGIA NEGRA
CAPÍTULO 26 - PERIGOSAS ENTIDADES DO ALÉM TÚMULO
CAPÍTULO 27 - V. RABOLÚ SINALIZA PERIGOS NO ESPIRITISMO
CAPÍTULO 28 - PERIGOSO ESPIRITISMO MEDIÚNICO
CAPÍTULO 29 - NÃO HÁ MÉDIUNS NA SENDA INICIÁTICA ASCENSORA
CAPÍTULO 30 - MÉDIUNS NA SENDA INICIÁTICA DESCENSORA
CAPÍTULO 31 - NENHUM MÉDIUM É MESTRE DA LOJA BRANCA
CAPÍTULO 32 - MEDIUNIDADE OU FENÔMENO PSÍQUICO INCONSCIENTE
CAPÍTULO 33 - POSIÇÃO DO ESPIRITISMO MEDIÚNICO NA SENDA INICIÁTICA
CAPÍTULO 34 - MEDIUNIDADE OU PSIQUISMO ANTINATURAL
CAPÍTULO 35 - MÉDIUNS DE ENTIDADES NÃO SÃO TEURGO DE ESPÍRITOS
CAPÍTULO 36 - HÁ CAPETAS CONTROLADORES DE MÉDIUNS
CAPÍTULO 37 - FANTASMA FRITZIANO BAIXA EM DIVERSOS MÉDIUNS
CAPÍTULO 38 - DESGRAÇA DO MÉDIUM ESPÍRITA JOÃO DE DEUS
CAPÍTULO 39 - TEURGIA, GOÉRCIA, NECROMANCIA E ESPIRITISMO
CAPÍTULO 40 - ESPIRITISMO MEDIÚNICO NA BÍBLIA SAGRADA
CAPÍTULO 41 - ESPIRITUALISTAS DESCENSORES NÃO FORA DOS CÉUS
CAPÍTULO 42 - ARMADILHAS DAS ENTIDADES TENEBROSAS
CAPÍTULO 43 - ENTIDADES MEDIÚNICAS NOS INFERNOS DANTESCOS
CAPÍTULO 44 - TRÊS TIPOS DE MAGOS E SUAS MAGIAS
CAPÍTULO 45 - TEMPLOS DE MAGIA BRANCA E DE MAGIA NEGRA NO ASTRAL
CAPÍTULO 46 - ARDILOSOS MAGOS NEGROS DA INTERNET
CAPÍTULO 47 - TEMPLOS DE MAGIA BRANCA E DE MAGIA NEGRA NO ASTRAL
CAPÍTULO 48 - COMO SE DEFENDE DOS ATAQUES DA LOJA NEGRA
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Gastei mais ou menos 7 meses para escrever esta obra, trabalhando por cerca de 10 horas diárias, de março a outubro de 2020, em plena Quarentena da Pandemia de Covid 19. Creio que nela há o que possa de melhor existir em mim. Assim ofereço esta obra ao meu irmão consanguíneo João Paulo e aos meus irmãos da humanidade, da senda espiritual, que ainda estão confusos, perdidos e buscando o arrependimento. Este livro é para todos aqueles que sabem que da Sapiência do Pecado Origina a Luz da Virtude e que o papel do mal é revelar o bem e vice-versa.
Este livro não indicado para aqueles que já acham salvos, que sentem santos, virtuosos, que já estão nos Céus. Pelo contrário, é para aqueles que tem a certeza que estão perdidos, sentenciados ao abismo, mas que estão inconformados com estes estados, indignados com esta sentença e querem sair de lá a todo custo!
Ao ler este pequeno tratado de espiritualidade constatamos o fato e contundente de que o conhecimento cósmico é infinito e a nossa capacidade cognitiva é limitada. É pequeno o nosso universo conhecido (gnosis) e muito grande o nosso universo desconhecido (agnóia). "Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância." (John F. Kennedy)
Na escola da vida espiritual, para fugirmos da agnóia e nos conectarmos à gnosis, temos que nos tornarmos hávidos pelo saber. "Por isto eu acho que a gente não deve parar de aprender nunca – um dia sem aprendizado é um dia perdido na vida" (MaLuCo)
A tarefa de construção de nossa alma se dá segundo o viés construtivista, onde o erro faz parte da aprendizagem, que nos prepara para um eterno recomeçar tudo de novo, quando nada ainda deu certo, "O fracasso é a oportunidade de se começar de novo inteligentemente". (Henry Ford).
Este livro, que na minha visão, contém o que o que demais precioso possa existir em mim neste momento de minha existência, é dedicado
Esta obra se constitui num tratado escrito para estudo e reflexões da espiritualidade e das escrituras sagradas na perspectiva holosótica ou holística. Este livro é escrito para todos aqueles que estão cansados de viver a ilusão das crenças e agora desejam experimentar a realidade da fé.
A realidade é a verdade e vice-versa. Quem conhece a realidade, conhece a verdade, se liberta. Então não se dá para se libertar sem o conhecimento e o conhecimento é a gnosis Iniciática. Então a verdade é a gnose e vice-versa. “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).
Os Espiritualistas do Círculo Cultural, estabelecidos sobre o substrato da ilusão de salvação, não almejam conhecer a verdade de fato, com temor de esfacelamento de sua pseudocrença. “Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade, porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas” (Friedrich Nietzsche).
As pessoas do Círculo Cristão Cultural estão acostumadas, historicamente, a contentarem somente com uma parte da verdade, adaptada à sua mentalidade reduzida. Quando lhes aparece a verdade inteira, elas não a identificam. “Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha” (Immanuel Kant).
O objetivo deste livro é oferecer subsídios para a pesquisa, estudo, reflexão e vivencias acerca dos conteúdos cultural e iniciático da espiritualidade e das escrituras sagradas, visando à obtenção de uma visão integral ou holosótica do conhecimento da Doutrina Cristã Universal.
Ele nos ajuda a reconhecer a nossa própria ignorância, ao saber que nada sabemos. Ele nos ajuda a aprender coligar as partes do conhecimento entre si e com o todo do saber universal. Nos ajuda aprender a fazer leitura, na perspectiva holística, do conhecimento espiritual universal. Ele nos ajuda a aprender fazer leitura dos símbolos, para compreender o conhecimento que está nas linhas e nas entrelinhas do conhecimento cristão universal.
Nosso conteúdo de estudo se compõe dos escritos sagrados contidos no círculo cultural e no iniciático do conhecimento cristão universal. Nossa estratégia de aprendizagem consiste em ler, refletir sobre as escrituras sagradas, trocar compreensões para o fortalecimento espiritual mútuo.
Para atingir os nossos objetivos contamos com páginas no facebook, com um grupo no WhatsApp, com um canal de TV chamado de TV WEBSAW, onde transmitimos palestras sobre o assunto, diariamente das 21h às 22h, ao vivo. Para assistir basta acessar www.asaw.com.br, clicar em PROGRAMAÇÃO e seguir às instruções.
Para ler os livros do grupo acesse http://agsaw.com.br/profmauricio.html
Para assistir aos vídeos do grupo acesse https://www.youtube.com/maudasi
Vamos iniciar os nossos estudos fazendo algumas perguntas sobre de quem são as frases abaixo e o que significa cada uma delas: 01. “Só sei que nada sei”. 02. “Sei de pouca coisa, mas desconfio de muitas” 03. “O que sei é uma gota o que não sei é o oceano” 04. “A mente que se abre ao novo jamais volta a ser do tamanho original”05. "Entre o céu e a Terra há muito mais mistérios que a nossa vã filosofia pode imaginar. 06.” “Aquele que tem olhos para ver que veja aqueles que têm ouvidos para ouvir que ouça".
01. “Só sei que nada sei” - Esta frase é atribuída ao filósofo Sócrates e significa, holisticamente falando, que nossa ignorância das coisas é muito maior que o entendimento que temos delas, tanto no conhecimento epistêmico como no gnóstico.
O que sabemos do conhecimento epistêmico e do gnóstico está nas linhas e o que desconhecemos, nas entrelinhas, escondidos por detrás dos símbolos.
A compreensão do que está nas entrelinhas demanda consciência. Consciência é o ente psicológico em nós, responsável pela percepção, pelo registro e pela compreensão de todos os fenômenos que ocorrem dentro e fora de nós.
Sócrates era detentor de uma sabedoria crística profunda e sabia que o conhecimento (gnosis) é infinito e que o espaço cognitivo da mente humana é limitado para conhecer e compreender o todo (holos).
02. “Sei de pouca coisa, mas desconfio de muitas” – Esta frase pertence ao escritor mineiro João Guimarães Rosa. Ela também tem o mesmo significado holístico do “Só sei que nada sei” de socrático, relativamente à visão holística; diz que muitos se limitam pelas fronteiras do conhecimento das partes, mas alguns desconfiam do todo do conhecimento, que está além destas fronteiras, compondo o conhecimento cósmico (gnosis).
03. “O que sei é uma gota o que não sei é o oceano” - Esta frase do Isaac Newton traz em seu bojo o mesmo significado holístico relativamente ao conhecimento do “Só sei que nada sei”, do “Sei de pouca coisa, mas desconfio de muitas”.
Isaac Newton sabia que o nosso saber é proporcional ao percentual de consciência desperta que possuímos. Atualmente a humanidade em média possui 3% de consciência desperta, portanto 3% de conhecimento e 97% de desconhecimento (ignorância) das coisas.
04. “A mente que se abre ao novo jamais volta a ser do tamanho original”- Com esta frase Albert Einstein nos disse que a mente tacanha fica sempre presa ao passado, é muito limitada, não se expande, só consegue ler o que está nas linhas, não ousa sair de sua zona de conforto, do mundinho das comodidades. Mas a mente revolucionária quebra este paradigma, se abre ao novo, ao desconhecido e jamais volta a ser como antes. Esta mente que se abre ao novo passa saber de muitas coisas, que antes estavam ocultadas, passa saber daquilo que desconfiava, passa a ler nas entrelinhas das linhas dos escritos sagrados.
05. "Entre o céu e a Terra há muito mais mistérios que a nossa vã filosofia pode imaginar" – Com esta frase Shakespeare queria dizer que a nossa ciência convencional é muito limitada para descrição dos fenômenos do cosmo. A ciência convencional, por mais avançada que esteja, até hoje não conseguiu dar explicação para a maior parte dos fenômenos do cosmo. Ela se movimenta numa trajetória do saber limitado aos 3% de consciência, não tem acesso aos grandes mistérios do cosmos, que estão escondidos nas entrelinhas do conhecimento universal descrito.
Para podermos conhecer estes mistérios temos que despertar a nossa consciência com uma ferramenta chamada Três Fatores de Revolução da Consciência.
06. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” - Jesus Cristo ao proferir as palavras desta frase, por meio de parábola, sabia que ali havia pessoas que só entendiam o que estivesse explicitado nas linhas, jamais iriam poder entender o que estivesse ocultado nas entrelinhas.
Os mistérios somente são compreendidos por quem sabe ler nas entrelinhas, eles não são dados a todos, como pensam o pessoal do senso espiritual comum. “Então, os discípulos se aproximaram dele e perguntaram: Por que lhes falas por meio de parábolas? Ao que Ele respondeu: Porque a vós outros foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles isso não lhes foi concedido. Pois a quem tem, mais se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que quase não tem até o que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por meio de parábolas; porque, vendo, não enxergam; e escutando, não ouvem, muito menos compreendem” (Mateus 10-13).
Jesus Cristo deixou um conhecimento espiritual rudimentar, de natureza pública, para os cristãos do círculo cultural cristão. Este conhecimento está explicito nas linhas das escrituras sagradas. E para os discípulos mais avançados, para o pessoal do círculo cristão iniciático, Ele deixou um conhecimento espiritual mais elevado, de natureza privada. Este conhecimento é secreto, está nas entrelinhas das escrituras sagradas, na forma de simbologia, de ilustrações, de parábolas,etc.
Gnosis ou gnose iniciática é o conhecimento espiritual que está nas entrelinhas das escrituras sagradas. Gnose é a verdade e vice-versa. Quem o conhece se liberta. Quem tem este conhecimento é um gnóstico. Jesus Cristo era 100% Gnóstico, assim também eram os seus apóstolos, como se pode ver neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-j4ZMqTBQP4.
Todos nós queremos ter razão diante de um fato, cada um “puxa a sardinha para o seu lado.” Cada qual tem seu motivo, a sua visão, o seu ponto de vista,etc. Isso é devido à legião heróica da autoconsideração que carregamos na nossa psique; é o ego falando mais alto e dizendo minha religião é a melhor e as outras não prestam! Ela é a verdadeira e as outras são falsas!
Um caminhante da Senda Iniciática é humilde e aceita o ponto vista espiritual das outras pessoas das demais religiões e credos como elas são. Existem as afinidades e cada um se afina com alguma ou com nenhuma ordem espiritual.
Quando alguém se afina com esta ou aquela organização espiritual é porque ela, no momento é a melhor para si. Isto não quer dizer que ela seja a melhor também para as outras pessoas.
Discordância é diferente de desrespeito, podemos discordar do ponto de vista religioso de uma pessoa, mas isto não significa desrespeito ao ponto de vista dela.
Neste livro discordamos da doutrina Espírita e de todas as organizações espirituais atreladas ao Mediunismo, como o umbandismo e o espiritualismo retrógrado em geral. Porém respeitamos todas as pessoas associadas a estas organizações, que as usam como escolas espirituais, etc. Todas merecem respeito porque as fazem segundo suas visões. Todas estas organizações servem para a aprendizagem espiritual em algum grau, dentro do seu limite próprio, estabelecido na senda das iniciações.
O que pretendemos fazer neste livro é a situação na Senda Iniciática de cada uma destas organizações espirituais, consideradas retrógradas por nós.
Isto significa colocar cada uma no seu devido lugar, demonstrar o limite de cada uma, estabelecido por fronteiras bem definidas no contexto da espiritualidade.
Neste sentido, todas as organizações espirituais nutrem os seus adeptos com o tipo de alimento que eles são capazes de digerirem. Sabe-se que a maioria deles, ainda está na infância espiritual e que ainda os seus fiéis não estão preparados para receberem o manjar sólido da Senda Iniciática.
Os aspirantes às espiritualidades destas instituições culturais retrógradas somente digerem o alimento líquido dado ao pessoal do círculo espiritual cultural. “Irmãos, não vos pude falar como as pessoas espirituais, mas como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo. O que vos dei para beber foi leite e não alimento sólido, pois não podíeis recebê-lo, nem ainda agora podeis...” (1 Coríntios 3:1-2).
Assim sendo, não há nenhum mal em o aspirante passar pelo Espiritismo, por esta ou por aquela religião ou organização espiritual do círculo cultural, enquanto se está em construção, enquanto se busca o real caminho na Senda Iniciática. O V.M. Samael os percorreu também! O mal, a meu ver, não é em passar por lá, mas sim em ficar lá, naquela determinada organização, a vida toda!
Pertencer ou não ao Espiritismo, ao umbandismo ou uma determinada organização espiritual qualquer, é de fórum íntimo de cada pessoa. E a organização espiritual escolhida por ela, não deve ser considerada nem pior e nem melhor, somente diferente das outras.
Portanto, neste livro deixamos bem claro que o que escrevemos é o nosso ponto de vista, que pode estar certo ou errado, dependendo do contexto e do ponto de vista de quem o lê.
Não posso afirmar categoricamente que essa minha verdade seja também a sua verdade. Essa é a minha visão, acredito nela, da mesma forma que você acredita na sua. Respeito à visão dos Espíritas, dos Médiuns, dos religiosos, etc., para que eles também, no mesmo padrão, respeitem a minha.
Sabemos que a legião egóica da autoconsideração leva a pessoa a querer ter razão em tudo, justificando cada qual com seu motivo. Isto nada mais é do que o ego falando mais alto, dizendo: “Minha religião é melhor e nela está contida a verdade Universal”.
Quando aprendemos a conhecer que razão é algo subjetivo e relativista, limitado, é que sabemos que só tem razão quem percebe e respeita as razões dos demais. “Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão. (Lao-Tsé).
Numa determinada prefeitura, o prefeito agendou uma recepção de dois vereadores de partidos diferentes, no mesmo dia e horário. O vereador do partido A adentrou ao gabinete do Prefeito e este despachou normalmente. Ao final questionou o vereador em audiência questionou assim:
- “Senhor Prefeito não é certo que o Senhor vá receber aquele outro vereador do partido B, que está ali, esperando a vez! “Porque ele é um salafrário, sem caráter, é isto, é aquilo!”
O Prefeito ouviu atentamente, não retrucou em nada, só disse ao final: - “você tem razão!
Entrando o outro vereador do partido B, da mesma forma, fez a sua audiência e, ao final, disse ao prefeito:
- “Senhor Prefeito, o Senhor não podia ter recebido aquele outro vereador do partido A”. Ele é estranho, corrupto, é isto, é aquilo, etc.!” “.
Da mesma forma, ao final da fala, o Prefeito disse: “O Senhor tem razão!”
A mulher do Prefeito, que estava ali presente do seu lado, tomou a palavra e disse: - “marido você deu razão para um vereador e para o outro. Você não presta, não tem personalidade, é isto, é aquilo, etc.”
O Prefeito disse a ela: - “sabe que você também tem razão”.
Moral da história, todos tem razão segundo o seu ponto de vista. A razão é algo relativo, ineficiente para se acercar da verdade, como afirma o filósofo Pai Da Razão, Dom Emanuel Kant.
Dentro deste relativismo, holisticamente falando, tem mais razão quem compreende as razões dos demais.
Podemos e devemos situar as escolas e ordens espirituais na trajetória do conhecimento, dentro do caminho iniciático da religação de cada filho ao seu Pai Celestial. Há inúmeras organizações espirituais, classificadas, de acordo com sua doutrina de religação, em três níveis bem definidos: exotérica, mesotérica e esotérica. Dentro deste contexto, qual é a situação real do Espiritismo, do umbandismo, etc., no contexto iniciático?
O Espiritismo possui uma doutrina de religação dos filhos ao Pai Celestial, bem mais elevada do que a doutrina cristã cultural vivida nas diversas igrejas cristãs do Círculo Cristão Cultural. Pois ela conseguiu passar ao mundo ocidental, ainda que de modo insipiente, a noção de carma, evolução, reencarnação, etc. Coisa que as religiões cristãs culturais não conseguiram, porque não as conhecem.
Porém, na trajetória do saber iniciático, o Espiritismo e o umbandismo possuem o seu limite bem delimitado por uma fronteira muito visível, que além da qual não conseguem movimentarem-se.
No universo da espiritualidade todos nós devemos nos situar, saber onde estamos na Senda Iniciática e precisamos também saber fazer a situação da ordem espiritual a que pertencemos, dentro dos seus limites ali estabelecidos.
Precisamos saber que o Espiritismo e as igrejas de perfil cultural só podem conduzir os seus fiéis até determinado ponto, não possuem a capacidade de conduzir os seus adeptos à Senda da Iniciação, à liberação final, à salvação, à auto-realização, devido as suas limitações iniciáticas.
O pessoal que freqüenta o Espiritismo e outras religiões de dimensão cultural, por melhor que pratique os seus preceitos, não consegue se libertar da Roda do Samsara. Pois só se liberta da Roda do Samsara quem segue o Caminho Estreito ou Caminho Reto, mediante prática dos Três Fatores de Revolução da Consciência, conforme enunciado por Jesus Cristo, pelo Dr. Saw e pelos demais Mestres da Loja Branca.
O Espiritismo e as religiões exotéricas ou públicas, de dimensão cristã cultural, seguem dogmaticamente as leis mecânicas da evolução. Não aceitam a lei complementar da evolução, que é a involução. Somente, por isto só, já são incompletas em suas doutrinas. Pois para sair da Roda do Samsara, se salvar é preciso que o iniciante saia do eixo das leis mecânicas de evolução e involução, por meio da lei de Revolução. Isto é, é preciso que o iniciante migre do círculo exotérico para o esotérico, passando pelo mesotérico. Isto significa migrar do círculo cultural para o inciático.
Precisamos conhecer que Entidade é o ego e ego não é espírito. Ego é treva, é a sombra da luz e é de uma freqüência vibratória muito baixa. Espírito é luz da luz e luz é a mais alta forma de energia do cosmo, a mais alta freqüência vibratória do universo relativo. E para esta mais alta forma de elevada freqüência vibratória, quando ainda não se conhecia a palavra energia, deu-se o nome “espírito. “Se você quiser encontrar os segredos do universo, pense em termos de energia, freqüência e vibração.” (Nikola Tesla Leer”).
Quando reconhecemos os limites iniciáticos de nossa organização social e o nosso limite pessoal, a nossa fraqueza é porque estamos iniciando de fato a nossa aprendizagem. “Quem conhece a sua ignorância revela a Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão”. (“Lao-Tsé).
Se o Espiritismo possui uma doutrina do conhecimento gnóstico superior ao das religiões de perfil cultural, por sua vez a Teosofia, o Rosacrucionismo, a Maçonaria, etc., possuem uma doutrina superior ao Espiritismo e no topo de tudo está o Gnosticismo Iniciático.
A Teosofia consiste num sistema de pensamento religioso e filosófico que se baseia em reivindicações de uma visão mística da natureza de Deus e das leis do universo.
Os adeptos da Teosofia acreditam que o verdadeiro conhecimento vem não através da razão ou dos sentidos, mas por intermédio de uma comunhão direta da alma com a realidade divina.
A palavra religião provém do latim religare. Toda religião convencional do círculo cultural está estruturada sob o paradigma antropocêntrico. Todas estas religiões possuem aspectos comuns, todas querem promover, a sua maneira, a religação da criatura com o seu Criador. Assim todas acreditam que estivemos com Deus um dia, mas que agora estamos separados Dele, porém podemos retornar a Ele por intermédio delas.
Portanto cada religião se constitui num fragmento da verdade, todas as religiões são verdadeiras, entretanto nenhuma delas é a verdade absoluta e nem superior à verdade em si.
O VM Samael Aun Weor diz que toda religião se constitui numa pérola engastada no colar da divindade. Dai podemos inferir que o colar é a verdade, é o todo, é a realidade de cada pérola. Cada religião é um fragmento, uma parte desta totalidade, uma parte da verdade.
O objetivo de cada religião é o de orientar moralmente o homem e religar a criatura ao Criador, através de doutrinas e princípios. Tais princípios emanaram da Inteligência Suprema e foram revelados em períodos distintos, em várias regiões do planeta, por intermédio dos profetas e avataras, que orientam os seres humanos na busca do equilíbrio e da paz pessoal.
Estes princípios aqui no ocidente estão sintetizados nos Dez Mandamentos e mais especificamente nos Três Fatores de Revolução da Consciência da Gnose. Toda e qualquer manifestação de religiosidade no coração do ente humano é causada pelos anelos espirituais da Essência Divina, que está em nós de voltar aos seios do Pai. O maior de todos os religiosos é aquele que possui de fato a religiosidade em seu coração, independente de ser filiado ou não a uma ordem religiosa.
Há uma religião para cada gosto, instituída de acordo com as necessidades e características espirituais e culturais peculiares de cada povo.
As ordens religiosas e espirituais são instituídas de acordo com o nível de conhecimento espiritual de cada povo, da mesma forma que são organizados o nosso sistema escolar, que vai desde o maternal até o pós-doutorado.
Não dá para se aplicar os ensinamentos através ilustração, de parábolas, dados pelos Mestres, profetas e avatares, a qualquer um, abordando os assuntos acerca das dimensões do universo, das leis de carma e dharma, dos desdobramentos supradimensionais, etc. Da mesma maneira que não se pode ensinar um teorema de Pitágoras a um aluno do maternal. É preciso esperar que o iniciante passe da faze infantil para a fase adulta.
Em matéria de caminho espiritual, todos nós passamos por todos os níveis de ensinamentos, dados nas mais diferentes ordens religiosas e espirituais. Saímos todos de algum lugar, tendo como ponto de partida uma ordem religiosa qualquer, ou passando pelo Espiritismo, rosacrucianismo, teosofismo, maçonaria,etc., até chegar à gnosis, que é a faculdade espiritual, a partir da qual não temos mais para onde ir, sob pena de retroagir na mesma trajetória, em movimento retrógrado.
Por outro lado, deve-se salientar que as religiões e ordens espirituais se constituem em um meio e não em um fim em si mesmas, para se chegar à verdade. Os meios não são os caminhos que nos conduzirão à liberdade, uma vez que o caminho é a própria verdade.
Convém que saibamos que as religiões e ordens espirituais não salvam ninguém, elas apenas ajudam a melhorar os que já são bons e a piorar os que já são maus. Haja vista que se têm religiosos como os generais cruéis, políticos corruptos, sacerdotes pedófilos, etc. Todos possuem uma religião, da porta da igreja para dentro, porque da porta da igreja para fora são delinqüentes e prejudicam a humanidade. As religiões não os transformaram, apenas os ajudaram a delinqüir de uma forma mais sutil, a torná-lo piores!
Prof. Maurício da Silva,
Santos, SP, 09/10/2020
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