DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ANJOS E CRISTOS
(Professor Maurício)

A palavra portuguesa anjo possui origem no latim em ângelus e no grego angelos . Em hebraico usa-se termos malak para designar anjos. O significado básico da palavra anjo é o de "mensageiro".

No universo para que houvesse o movimento Deus criou as diferenças. Assim a água se move do ponto de maior potencial, para um ponto de menor potencial. A mesma coisa acontece com o calor, como a eletricidade, etc. Assim há entre os anjos nove diferenças, marcadas por hierarquias. Onde a alma humana poderá se movimentar de Anjo a Serafim, na escala de evolução.

Trajetória de revolução da consciência, se alma se bem como ser humano, poderá se mover, na trajetória da iniciação até ao grau de Anjo e de lá migrar até ao posto de Serafim, passando por: anjos, arcanjos, principados, potestades, virtudes, dominações, tronos, querubins e serafins.

A trajetória de iniciação ao conhecimento ( gnosis ) vai do menos infinito ao mais infinito, isto é, o conhecimento é infinito. O termo gnóstico significa conhecedor o verdadeiro gnóstico é aquele que detém todo o conhecimento do cosmos.

O conhecimento é fator de construção, não é gratuito, nenhum conhecimento é obtido a esmo, somente através de iniciações. Cada iniciação se constitui de duras provas. O estudante de gnose vai obtendo o conhecimento através das iniciações.

O estudante gnóstico, ao iniciar os seus estudos, se for prático, poderá vivenciar o conhecimento, ser convocado para provas, nos mundos interno e chegar à sabedoria. Primeiro o estudante será convocado para a prova do guardião. Se for aprovado, passa-se às provas dos quatro elementos: água, terra, ar e fogo. Se triunfar nas provas dos quatro elementos, adentra-se às iniciações de mistérios maiores. Há 5 iniciações de mistérios maiores, conforme veremos na lição 72.

Na quinta iniciação de mistérios maiores o iniciado, por meio de seu Pai Interno, escolherá o seu caminho, em definitivo. Só há dois caminhos e o iniciado terá que optar por um deles. Se escolher o Caminho Reto, decretará o fim da estrada angelical, para percorrer o Caminho do Cristo. Se escolher o Caminho Espiral, seguirá eternamente pelo Sendero angelical, podendo ir de anjo a serafim, mas nunca mais chegará a cristificação.

Portanto os anjos se assemelham ao cristo até o momento da opção pelo caminho, na 5 ª iniciação de mistérios maiores, se diferenciando a partir dai. Todo anjo trabalha a morte dos eus, com a ajuda da Mãe Divina, até a Primeira Montanha só. Todo Cristo, além de trabalhar a morte até à Primeira Montanha, vai trabalhar também na morte dos eus causas, na Segunda Montanha e se qualifica na Terceira Montanha, na trajetória das iniciações.

Todo iniciado a ser tornar anjo, arcanjo, etc., se reveste de grandes poderes sobre o cosmos. Para se tornarem Cristos precisam abrir mãos destes poderes e reduzir ao nada, como fez Jesus Cristo. E isto fica muito difícil para um anjo, fato que o mantém na espiral, para todo o sempre. O Iniciado ao escolher o caminho crístico perde tudo, fica sem nada para si, renuncia a tudo, fica sozinho, é abandonado por todos, para ao Pai.


QUESTÃO DE ESTUDO

Após a leitura deste texto assista às vídeo aulas e vídeos textos do tema 66 e faça uma síntese conceitual do assunto, descrevendo  o tema DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ANJOS E CRISTOS

Videos aulas
Livros Básicos da Gnose