TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO DA PSIQUÊ
(Profº Maurício www.agsaw.com.br )

Devemos atentar para a ênfase que o Mestre coloca sobre necessidade e urgência do estudante gnóstico de organizar a sua verdadeira psicologia. Para tal ele nos adverte que temos que mudar a nossa maneira de pensar, de sentir e de agir. Deixar de ser o que somos para adentrarmos no universo do verdadeiro ensinamento. Devemos ir morrendo para o velho e nascendo sempre para o novo, para novas versões melhores de nós mesmos.

Muitos de nós quer começar este trabalho e não sabe por onde, se pelo primeiro, pelo segundo ou pelo terceiro fator. Se começarmos pelo segundo fator falharemos, pelo terceiro também. Então que começar pelo primeiro fator, aplicando a morte ao ego, que é o grande desorganizardor da nossa psiquê.

Nesta lição do nosso curso, abordaremomos o ensinamento de como organizar a nossa psiquê. Vamos ler, estudar e colocar em prática este maravilhoso ensinamento, para colocar em ordem a nossa psicologia e adentrarmos ao reino interno das coisas novas. Para tal vamos nesta lição a técnica de organização da psique, segundo os ensinamentos do VM. Samael Aun Weor, conforme texto extraído de seus livros:

"Antes de tudo, é necessário conhecer as leis do trabalho esotérico gnóstico, se é que de verdade queremos uma transformação radical e definitiva.

Em nome da verdade, diremos que se por algum lado temos que começar a trabalhar sobre nós mesmos, tem que ter relação com a mente e com o sentimento.

Seria absurdo começar a trabalhar com o centro motor, por exemplo. Como sabemos, este trabalho se relaciona com os hábitos, costumes e ações deste centro. Obviamente, isto seria começar com um faquirismo absurdo.

A propósito de faquires, na Índia há alguns que levantam um braço e o mantêm levantado por tempo indefinido, até que chega a ficar rígido. Há outros que permanecem firmes em um só lugar, durante vinte ou trinta anos, até converterem-se em verdadeiras estátuas.

Mas, depois de tudo, o que ganham estes faquires? Desenvolver um pouco a força da vontade, isso é tudo.

Não podemos pensar que vão criar o Corpo da Vontade Consciente; é claro que não. Não se pode criar um corpo fora da Nona Esfera. Se fosse possível criar um corpo em ausência da Nona Esfera, teríamos nascido do ar, das águas de um lago, de uma rocha, e não seríamos filhos de um homem e uma mulher, mas em verdade somos filhos de um homem e uma mulher. Portanto, a criação sempre se realiza na Nona Esfera, isso é óbvio.

Nenhum faquir poderia criar o Corpo da Vontade Consciente longe da Nona Esfera. Nada ganham, pois, os que se dedicam ao faquirismo, exceto desenvolver um pouco a força da vontade, e isso é tudo.

Portanto, começar pelo centro motor seria absurdo.

Ainda mais absurdo seria começar a trabalhar com o centro sexual, sem ter uma informação correta do corpo de doutrina gnóstico. Pois quem começa nestas condições não sabe o que está fazendo, não tem consciência clara sobre o trabalho na Forja dos Ciclopes, pode cair, é óbvio, em erros gravíssimos.

Recordemos que o primeiro centro é o intelectual, o segundo, o motor; o terceiro, o emocional; o quarto, o instintivo; e o quinto, o sexual. Existem também o sexto, que é a emoção superior, e o sétimo, o mental superior.

Mas, se começássemos com os centros inferiores da máquina orgânica, cairíamos no erro. Nestes estudos, antes de tudo, devemos começar pelos centros intelectual e emocional.

Necessitamos em verdade mudar nossa forma de pensar, do contrário andaremos pelo caminho do erro.

De que serviria a vocês assistir essas aulas, se não mudam sua forma de pensar? Aqui são dados muitos exercícios esotéricos e orientação doutrinária. Mas se vocês não mudam a forma de pensar, de nada lhes servirá o que aqui lhes é dado.

Dizemos que há que dissolver o ego,  se sacrificar pela humanidade, criar os corpos existenciais superiores do Ser, etc. Mas, se vocês continuam pensando como antes, com os mesmos hábitos mentais de outros tempos, de que serve tudo o que estão escutando aqui?

Dizemos que é necessário desintegrar o Ego, mas vocês continuam com seus velhos hábitos mentais, com suas formas e sistemas caducos de pensar. Então, de que serve a informação que lhes estamos dando?

QUESTÃO DE ESTUDO

Após a leitura deste texto, acesse www.agsaw.com.br/vc.htm, assista aos vídeos do tema 40 e faça uma síntese conceitual do assunto, descrevendo a organização da psique.

HOME