OS CINCO LIVROS BÁSICOS DO V.M. SAMAEL

 

I - Os Cinco Livros Básicos do V.M . Samael usados no Curso de Gnose da AGSAW:
O Mistério do Áureo Florescer (1971)
As Três Montanhas (1973)
Sim há inferno, sim há diabo, sim há carma (1974)
A Grande Rebelião (1975)
Tratado de Psicologia Revolucionária (1976)

 



II - Os livros do VM Rabolu usados no Curso de Gnose da AGSAW:

A Águia Rebelde (1994)
A Síntese das Três Montanhas (1993)
A Nova Ordem
Ciência Gnóstica (1991)
Entrevista pela Espanha
Segundo Congresso Gnóstico Mundial
Orientando o discípulo (1982)
Ciência Gnóstica
Mensagem de natal 1985-1986
Hercólobus (1999)

"A Gnosis é um ensinamento cósmico que aspira restituir dentro de cada um de nós a capacidade de viver consciente e inteligentemente". (Samael Aun Weor).

Na realidade, holisticamente falando, a palavra gnose é muita mais antiga do que se imagina. Ela vem do Watan, língua Atlântida, passando pelo sânscrito, como jinana ou gnana.

A palavra gnose é a forma latinizada do vocábulo grego gnosis, que deriva do verbo gignósko, cujo significado etimológico é conhecer.

No grego clássico e no grego popular, usam-se os termos koiné e gignósko para designação de conhecimento. Koiné possui o significado de epistéme e é usado para designar o conhecimento inferior ou intelectual. Gignósko possui o significado de gnosis e é utilizado para denominar o conhecimento superior ou espiritual.

Vamos encontrar o termo gnose, na língua portuguesa, na composição de outras palavras designativas de conhecimento, como em diagnóstico e prognóstico. No grego holos significa todo, inteiro, integral, totalidade, realidade.

A AGSAW é Patrimônio Universal da Humanidade para o Auto-Conhecimento. Ela é uma organização do Movimento Gnóstico Supra-Institucional, da gnosis livre em seu Movimento. Seu objetivo é a difusão do conhecimento Gnóstico na perspectiva Samaeliana que une, sintetiza, o todo do conhecimento místico, fragmentando em partes, pelas religiões e ordens místicas, ao longo dos tempos.

 A AGSAW divulga gratuitamente os Três Fatores de Revolução da Consciência deixados pelo V.M. Samael, segundo o paradigma holosótico, como o objetivo de unir as partes do conhecimento místico, outrora fragmentado nos ditames pelo paradigma mecanicista.
A AGSAW é impulsionada por Estudantes Gnósticos que aspiram à difusão da Gnosis. A AGSAW possui cursos de gnosis, didaticamente elaborados, livros, textos e vídeos, destinados a subsidiar os estudos aos estudantes dos mais diversos grupos, associações e escolas que amam a humanidade e compreendem a urgência de se divulgar os Três Fatores de Revolução da Consciência, nestes tristes dias de crise na Terra.

A AGSAW conclama os estudantes gnósticos de todo o Brasil para participarem de forma voluntária, imbuídos de valores da Fraternidade Universal e Cooperação, na divulgação do divino conhecimento deixado pelos Veneráveis Mestres Samael Aun Weor e Rabolú. Vem vamos à luta, não vamos nos dispersar e nem deixar morrer este magnífico saber que nos deixaram Samael e Rabolú.

O V.M. Samael Aun Weor entregou à humanidade generosamente mais de cem obras, de forma gratuita. Os livros que Samael escreveu contém o fogo do amor e a virtude da sabedoria, que chega até nós de forma clara, livre e pura.  Assim como a Luz do Sol, o Maestro Samael vai iluminando os seus alunos.

Esta grande Luz, gerada à base de superesforços, alimenta nossa própria Luz Interior, nossa Essência, que se enche de estímulos para seu necessário Despertar e assim, nos guiar pela Auto-Realização Íntima do nosso Ser.

“Desde os meados do século XIX grandes ocultistas do Ocidente vinham anunciando a chegada de uma mensagem esotérica revolucionária. Da mesma forma no Oriente já se alertava que em pleno "Kali-Yuga" apareceria o "Kalki Avatara", o "Buddha Maitreya" que, segundo as profecias, viria do Ocidente e irmanaria todos os ensinamentos do Cristianismo e do Budhismo em um só, mais trascendente, mais claro, mais profundo e de forma acessível às massas do mundo inteiro”. “Creia ou não, o amigo leitor, Samael Aun Weor foi o encarregado pela Loja Branca de entregar esta mensagem, que sintetiza todos os ensinamentos e práticas para que o homem possa resolver o enigma de sua existência nesta hora dramática que nos tocou viver. “Assim, a partir destes momentos você terá a excepcional oportunidade de aproximar-se do legítimo esoterismo que nutriu todas as notáveis inteligências do Saber Oculto e que foi resgatado do pó dos séculos, sintetizado em forma prática, sem complicações intelectuais de nenhuma espécie e entregue pública e desinteressadamente à humanidade”. “Neste momento de crise sem igual na história da Humanidade, é urgente fortalecer a transmissão das palavras do Cristo Samael de forma livre e fraternal, sendo fiéis na forma e no conteúdo. É nossa missão tornar a Gnosis acessível a toda humanidade como um BEM COMUM, como um RAIO DE SOL. “É nossa missão captar e difundir a GNOSIS em seu livre movimento, no canto do passarinho, no cheiro de uma flor, no barulhinho da água ou no estrondo dos furações”.  “Jesus de Nazaré entregou à Humanidade suas Palavras, expressas nos Quatro Evangelhos e muitos outros Textos Sagrados que vão sendo revelados. Assim também deixou sua grandeza nos presenteando com o "Pai Nosso", oração que nos liberta a cada dia. Todas essas palavras que constituem um Patrimônio da Humanidade para se libertar da dor. Budha, ao ensinar o Caminho da Iluminação, entregou um bálsamo para a Consciência do Buscador. E da mesma forma, suas palavras são como o vento, como a chuva, como o sol... parte do Amor Divino para com a Humanidade. Há algumas décadas a Humanidade recebeu novamente a Palavra que vem do Alto, vivificada pelo Fogo Sagrado, através do V.M. Samael Aun Weor.

O Cristo Samael, entregou sua Luz, de forma livre, fraternal, amorosa. Muitos são testemunhas do sacrifício diário do autor, que nunca exigiu nada por suas obras. Além de publicamente renunciar aos direitos autorais, ganhos, lucros, etc., em relação aos seus livros. Queremos difundi-la da mesma forma que o Autor nos exemplificou que os Grandes Homens e Mulheres demonstraram que o Sol nos demonstra a cada dia ao nascer e dar vida a todos. Por isso disponibilizamos estes livros ao valor de custo, atendendo à Vontade do V.M. Samael Aun Weor, e dos Mestres da Loja Branca, pelo bem desta Humanidade, em hora tão grave”.(Editora Divina Mãe).

Apesar de muitas editoras e muitas pessoas lutarem para que os livros do VM Samael sejam baratos, vendidos a preço de custo, há muitas outras editoras, ditas gnósticas, que ainda os comercializam a preços abusivos. As pessoas que lutam para fazer as obras do VM Samael chegarem baratas ao leitor. São aquelas que sacrificam pela humanidade e ganham darmas espirituais por isto. As que comercializam as obras com lucros, sacrificam a humanidade e ganham carma por isto.

Em meio ao caos também surge a luz. Foi assim que aconteceu com edição e comercialização dos livros de V.M. Samael. Enquanto há editora que os comercializa a preço de mercado, onerando, sacrificando a humanidade, há uma extraordinária editora, Divina Mãe, que os edita e os comercializa, a preço de custo, tal como queria o Mestre Samael.

O Venerável Mestre Samael Aun Weor escreveu os livros a fim de que todo ser humano tivesse o direito de conhecer os meios para trilhar o caminho da autêntica sabedoria e da Auto-realização Íntima do Ser. A sua doutrina foi sintetizada nestes seus cinco livros principais, os quais estão disponíveis no site www.agsaw.com.br, para download gratuito.

A doutrina gnóstica prenunciada pelo Venerável Mestre Samael Aun Weor, referendada pelo V.M. Rabolú está perfeitamente representada através de seus cinco livros fundamentais. Dentre estes há os Cinco Livros Básicos do V.M. Samael Aun Weor. Eles nos oferecem todo o embasamento teórico e as práticas necessárias á iniciação ao saber gnóstico; permite-nos a comprovação direta. Nestes livros se entregam ao estudante gnóstico as chaves secretas, para abertura do Templo da Sabedoria, que está apoiado nas quatro colunas do conhecimento: Arte, Ciência, Filosofia e Mística.

Samael Aun Weor nasceu na Colômbia, em três de Março de 1917. Suas grandes inquietudes espirituais o levaram a profundas investigações no campo da Psicologia, Antropologia, Ciência, Esoterismo prático e Cristianismo primitivo. Além de sua vida exemplar, sua doutrina ficou impressa em mais de 100 obras traduzidas em diferentes idiomas; ensinamento que por sua vez sintetiza-se em cinco grandes obras, por ele recomendadas, para todo aquele que realmente queira aprofundar em seu mundo interior através da comprovação direta, sendo requisito indispensável para ele Ir mais além da simples interpretação literal, de caráter intelectual.

O V.M. Rabolú nascido na Colômbia, em 11 de Outubro de 1926 conheceu a Gnosis através de Samael Aun Weor. Deu continuidade à obra de Samael Aun Weor na difusão do ensinamento gnóstico por toda a América Latina, além do Canadá, parte da Europa e Estados Unidos.

Um mestre não nasce pronto, ele vai construindo a sua consciência, passo a passo, nas iniciações, no decorrer de sua vida. Assim se passou com o V.M. Samael. Seus primeiros livros, escritos de acordo com a sua consciência na época, representam muito erros doutrinário do ponto vista gnóstico.

O VM Samael sentido a necessidade de fazer o Movimento Gnóstico crescer escrevia livros para atrair adeptos, como ele dizia para “pescar peixinhos”. Depois de estarem lá dentro do Movimento Gnóstico, alguns peixinhos eram selecionados para a verdadeira doutrina gnóstica.

O VM. Samael anelava criar o Exército de Salvação Mundial. Deste muitos peixinhos chamados, poucos foram escolhidos e dos poucos escolhidos, somente um triunfou de fato na Senda da Iniciação, até agora.

De fato o Exército de Salvação Mundial idealizado pelo V.M. Samael, resultou num Exército de Galinhas, conforme lhe asseverou o V.M. Rabolú. Ao investigar nos mundos internos o V.M. Samael reconheceu a referência do V.M. Rabolú e teve a humildade de revisar os seus conceitos e de corrigir os seus próprios erros, ainda em vida. Esta é a maior virtude de um mestre, de estudante gnóstico, de uma pessoa, etc. A virtude de reconhecer e corrigir os seus próprios erros. Eu digo em meus livros que esta é a beleza da Fera.

No filme a Bela e a Fera, em diálogo a Fera se dirigi à Bela e diz:
- Você não pode gostar de mim, eu tenho só feiura!

- Não. Respondeu-lhe a Bela: Você possui a maior das belezas, que é a virtude de reconhecer a sua própria feiura!

Consta que o VM Samael ao se aproximar da morte pediu aos seus discípulos para queimarem todos os seus livros! Atônitos eles humildemente pediram-lhe, por misericórdia, para deixar alguns. O V.M. Samael atendeu-lhes o pedido, nomeando os seus cinco últimos livros, por terem sido escritos no ápice de sua consciência e por conterem a síntese da doutrina samaeliana. Destes cinco livros, com a leitura de apenas um deles podemos obter a auto-realização, conforme nos asseverou o V.M. Rabolu, se o praticarmos na integra.

Nestes cinco livros o VM Samael retifica os erros contidos em suas outras obras antigas, conforme podemos notar numa leitura atenta. Como exemplo, podemos citar o caso da Ayahuasca também conhecida por caapi, yagé, nixi honi xuma, hoasca, vegetal, daime, kahi, natema, pindé, dápa, mihi, 'vinho da alma, etc'.

No seu segundo livro “A Revolução de Belzebu”, escrito em 1950, o V.M. Samael faz menção positiva aos artifícios usados para desdobramento, entre estes o uso da Ayahoasca, pois estava interessado em “pescar peixinhos”. Já no seu livro As Três Montanhas, escrito em 1973, ele retifica isto, enfatizando que o verdadeiro discípulo do Caminho Reto deverá fazer a revolução da consciência, em si próprio, sem artifícios nenhum.

O Venerável Mestre Samael Aun Weor escreveu dezenas de livros a fim de que todo ser humano tivesse o direito de conhecer meios para trilhar o caminho da autêntica sabedoria, da Auto-realização Íntima do Ser. A sua doutrina foi sintetizada nestes seus cinco livros básicos. Dentre estes há os Cinco Livros Básicos do VM Samael Aun Weor. Estes cinco livros contêm a síntese fundamental das obras destes dois Veneráveis Mestres. Eles nos oferecem todo o embasamento teórico e as práticas necessárias á iniciação ao saber gnóstico; permite-nos a comprovação direta. Nestes livros se entregam ao estudante gnóstico as chaves secretas, para abertura do Templo da Sabedoria, que está apoiado nas quatro colunas do conhecimento: Arte, Ciência, Filosofia.

QUESTÃO DE ESTUDO

Após a leitura deste texto clica aqui , assista aos vídeos do tema 07 e faça uma síntese conceitual do assunto, descrevendo o Conhecimento Gnóstico.