QUESTÕES SOBRE O LIVRO HERCÓLUBUS
(Prof. Maurício - www.agsaw.com.br)

ESTAS QUESTÕES, COM PERGUNTAS E RESPOSTAS, FORAM TRANSCRITAS DO  VÌDEO   DO APÓSTOLO RESTREPO, NO SEU ENCONTRO COM OS BRASILEIROS 16, NA TV WEBSAW.

PERGUNTA  01: Senhor Restrepo, ouvimos que a Nova Ordem Mundial se iniciará no ano 2020. Os prognósticos do Brasileiro famoso Chico Xavier dizem que o ano 2019 se darão as mudanças mais importantes que enfrentará a humanidade. Pode confirmar isto? Hercólubus virá em 2020? Que nos pode dizer a respeito? Obrigado, Vinicius Ribeiro.

RESPOSTA: Irmãos, com muito prazer vamos dar-lhes esta resposta. Nós, como estudantes Gnósticos, marchamos com nossos Mestres Samael Aun Weor e Rabolú. Eles nos convocam com urgência a despertar ante o fim iminente e apocalíptico em que hoje mesmo nos encontramos, para que, pelo menos, sejamos “Resgatados” e levados ao Êxodo.

Eles nos afirmam textual e inequivocamente, que o penúltimo aviso que se dá a esta Humanidade para o trágico e inevitável final é a partição da Lua em duas, como se está dando politicamente nestes precisos momentos lá no Oriente Médio. Vocês podem ver no Egito, na Líbia, no Yemen, na Palastina, no Iraque, no Iran, na Síria, Ucrania etc, etc, etc. Essa partição é que se repartem, como disse o Mestre, entre Tírios e Troianos, a Política Econômica e Geológica desses países que por lá na antiguidade podem qualificar-se como o “cavalo negro” na Bíblia.

E então já essa é, como é tão desastroso, como é tão terrível, como é tão espantoso, o acontecimento, obviamente, é o penúltimo sinal, que nos dá os Céus, do fim do mundo. Também disse, isto pois, sem esquecermos do fim atômico e espantoso da Terceira Guerra Mundial, que se espera para este tempo. Porque a Terceira Guerra Mundial começou por volta da década de 80.

É uma Guerra que não se compreende intelectualmente, que cobre quase toda a humanidade, mas fecha segundo está previsto e predito com a energia nuclear, com bombas atômicas. Então será o fim de uma etapa muito grande que, inclusive os videntes não podem entendê-la, nem a captam assim, porque eles esperam outro tipo de acontecimentos.

Bom, este fato da Terceira Guerra, este é um fato irrefutável que desequilibrará espantosamente o mundo, como a Humanidade, confirmado por nossos Super-Homens Sábios Mestres em suas próprias palavras e escritos.

E quanto a Hercólubus já faz um tempo que está nos afetando. Esse é um fato da Mecânica Celeste. Já está à vista. Nossos Mestres nos dizem que todos os Observatórios do mundo o tem localizado, visto, medido e pesado, pois que não o entregam assim ao público porque há um pânico coletivo e se desarma esta situação Psico-política, econômica, em que estamos atualmente. De modo que, Hercólubus está à vista.

PERGUNTA 02: Senhor Restrepo, seria melhor que comprássemos o livro “Hercólubus ou Planeta Vermelho” do V.M. Rabolú, em grande quantidade, para distribuir nos lugares, ruas, praças, lojas etc? Ou deveríamos reunir com alguma Instituição, como a Alcione, que já tem o livro e compartilhar esta tarefa com eles?

RESPOSTA: Bom, vamos ver isto. Este esquema é como de Ordem Administrativa, de iniciativa pessoal. Eu diria que em todo caso deve haver um lugar de encontro, para todo o que anele ser Gnóstico. Receber ali, então, uma instrução, ou preparação primária e se este gostar do tema gnóstico, convidá-lo a que nos acompanhe nesta função Missionária, casa a casa, rua a rua, povo a povo, onde exporemos os tempos finais em que vivemos (vejam vocês que é outro ponto de partida), os espantosos acontecimentos em que estamos envolvidos: A fome, a saúde, a guerra.

E com o livro Hercólubus na mão, ler a quem nos escute, que haverá um Êxodo, para este final catastrófico pelo qual estaremos participando, a todas as pessoas a forma em que se pode ser resgatado dos acontecimentos, que estão à porta, e então levados a uma Ilha, onde viverá sem perigos e onde nada lhe faltará.

Tudo isto se pode fazer com um livrinho “Hercólubus, ou Planeta Vermelho”, que leva o responsável pela tarefa, no qual, se o recebem, e o aceitam, ele lhes lerá e lhes convidará desinteressadamente a que se unam, sem distinção de Credos, nem Cores, a estes trabalhos Missionários, para o qual podem ir ao lugar previamente combinado e ali receberão instruções sobre como participar desta Missão.

Eu creio que mais ou menos me entendem vocês. Que não se propõe que nós vamos levar esse livro por volumes a nenhum lado, senão que o empreguemos, que o usemos como um elemento de trabalho, e quem gostar, pois, se convida também a que o consiga. Mas nós vamos é em uma Missão Gnóstica, em uma Missão que busca informar e reunir os que simpatizem com ela e também, pois, prepará-los, digamos, a princípio, para que nos acompanhem nesse trabalho que é mundial.

 

PERGUNTA 03: Sería melhor distribuir o livro “Hercólubus ou Planeta Vermelho” do V.M. Rabolú, aleatoriamente, a alguém? Ou entregaríamos somente para aqueles que estão interessados em seu conteúdo?

RESPOSTA: Com o que sugiro no numeral anterior, fica respondida esta pergunta.

PERGUNTA 04: Sería importante fazer esta tarefa sozinho para distribuir o livro “Hercólubus ou Planeta Vermelho” do V.M. Rabolú? Ou é  preferível sair em duplas para distribuí-lo

RESPOSTA: Bem, irmãos. Como digo na quetão 02, deste mesmo questionário, vamos assim praticando os Três Fatores da Revolução da Consciência, enquanto vamos entregando a outros a oportunidade de participar deste conhecimento, porque, ao final, alguns dos convidados ou entrevistados nas visitas, podem tomar interesse e vir a engrossar nossas linhas.

Se o trabalho que realizamos corresponde com nosso sacrifício Íntimo, dará fruto, porque não se buscam quantidades de pessoas, senão os que qualifiquem ao chamado.

 

PERGUNTA 05: Que sería mais importante para distribuir o livro “Hercólubus, ou Planeta Vermelho” do V.M. Rabolú, deixando a sua leitura e sua prática por conta dos que o recebem? Ou seria melhor construir uma base de estudo, um pequeno grupo de estudo, que poderia estar em nossa própria casa, para ajudar aos membros do grupo nos estudos e difusão deste livro?

RESPOSTA: Resposta, irmãos: Sempre se necessita de um lugar de encontro e de trabalhos especiais que não sejam nas casas, porque se mecanizam e trazem muitos outros problemas.

PERGUNTA 06: Senhor Jorge, o senhor podería nos dizer, amavelmente, qual foi o Planejamento Especial que o senhor apresentou ao Venerável Mestre Rabolú, em sua carta do dia 24 de Julho de 1999, pela qual lhe autorizou a fazer a divulgação, e conferências sobre o livro Hercólubus, resposta do Mestre Rabolú em sua carta do dia 05 de Agosto de 1999?

RESPOSTA: Irmãos, eu propunha o lançamento do livro “Hercólubus, ou Planeta Vermelho” em eventos públicos, de cidade em cidade, executado por pessoas idôneas ao estilo Seminário, e assim se fez nesta cidade, com muito êxito, por aquela época.

Entretanto, disto podemos falar algo mais. Isso foi o lançamento da Obra. Fui muito motivado, fui muito acolhido, o livro se repartiu com uma edição extra para penetrar o ambiente.

 

PERGUNTA 07: Qual é a diferença entre o compromisso que o V.M. Rabolú deu ao senhor, quanto a difusão do livro Hercólubus e a autorização que tem a Associação Alcione e outras organizações que trabalham nesta direção?

RESPOSTA: Bom, aí temos uma pergunta que não dá a nota, porque, vejam vocês: Uma coisa é a distribuição do livro Hercólubus e outra coisa é a missão com o livro Hercólubus. Mas eu lhes diría isto: O livro Hercólubus não foi escrito para gnósticos, senão para a humanidade em geral, por conseguinte, não se pode levar aos Centros de estudos, nem vender entre os Gnósticos, porque se perderia seu objetivo, o que o converte na melhor ferramenta Missionária desde então.

Muitas organizações assumiram a responsabilidade de editar e difundir tal Obra pelo mundo, já que essa Obra ficou monopolizada, manipulada, mercantilizada, pela família de herdeiros do Mestre Rabolú, por motivos dos direitos de autor. Até aí, essa pergunta.

 

PERGUNTA 08: Há outros discípulos avançados no trabalho, como o Senhor, fiéis à gnosis Samaeliana, que também receberam autorização para divulgar o livro Hercólubus?

RESPOSTA: Vejamos isto pois irmãos, antes da resposta que tenho aqui escrita, vejamos algo. O livro Hercólubus é uma ferramenta de trabalho. É o melhor manual de trabalho para qualquer missionário, para qualquer pessoa. Aí está tudo. Vamos vê-lo. Mas não se necessita permissão para isso, porque deve-se distinguir que uma coisa é a propriedade dos herdeiros e outras firmas que decidiram seguir com isso de alguma maneira e lançar-se para que o público o receba, e outra coisa, a que eu mais me refiro: é que seja um instrumento de trabalho. Bom, isto já é uma ordem de que se tomem os fatos e nas disciplinas, não? Então lhes respondo. Eu não sou nenhum discípulo avançado, pelo contrário, sou um atrasado. Sim, há estudantes dignos que trabalham em silêncio, e quanto a Obra Hercólubus, NO ADMINISTRATIVO, foi uma autorização que me foi dada, na época.

 

PERGUNTA 09: Senhor Jorge, o Venerável Mestre Rabolú o autorizou a usar abertamente os meios indicados por Ele, segundo o senhor, na carta que lhe enviou. O Senhor pode nos dizer o que isto significa, isto, também, se pode aplicar a nossa tarefa com a difusão do livro Hercólubus, alinhado desta maneira?

RESPOSTA: Me parece maravilhoso, certo? Me parece maravilhoso.

Sim irmão, se podem usar as Profecias. Fazer referência a esta maravilhosa “Obra Hercólubus, ou Planeta Vermelho”, aos acontecimentos atuais deste fim de mundo, como o convite à possibilidade de serem resgatados dos acontecimentos, com a prática desta Obra. Ainda amplio um pouco.

Esse é um programa que se alguém, que está trabalhando devotamente nos Três Fatores da Revolução da Consciência, quer estender seu sacrifício pessoal, é um instrumento que neste momentinho resulta assombrosamente bom. Porque nos fala dos acontecimentos em que nos encontramos e que logo pereceremos. Do que está nas Profecias de todos os tempos e de todas as Obras Sagradas e também porque podemos com ele, de certa forma, convidar, já que esse livro é para a humanidade, CONVIDAR AO ÊXODO, convidar a humanidade, as pessoas, a que qualifiquem para o Êxodo, como o fazia o Manú Vaysvavata lá na Atlântida. Convidar ao Êxodo, convidar a um melhoramento, a uma participação. Bom, este é um tema largo aí de salão, certo? Já o conversamos.

 

PERGUNTA 10: Quem são os irmãos Juan Carlos Amaris e Mónica Vivas, que foram autorizados pelo V.M. Rabolú a cooperar com o senhor, nesta nobre tarefa de difusão do livro Hercólubus?

RESPOSTA: Eles eram umas maravilhosas pessoas, estudantes gnósticos muito indicados para o auxílio que eu necessitava neste lançamento da Obra Hercólubus, ou Planeta Vermelho, publicamente.

 

PERGUNTA 11: Missionário Jorge, na carta do V.M. Rabolú dirigida ao senhor, lhe permite citar as Obras Sagradas que o senhor conhece. Quais são estas Obras Sagradas?

RESPOSTA: Irmãos, Todas as Obras Sagradas, todas, tais como a Bíblia, o Alcorão, o Mahavarata, estão cheias de profecias, e cada Profeta em particular é uma Obra Sagrada, também estão aí as Obras de Nostradamus e videntes extraordinários, que podem invocar-se. Estão os Mayas, os Nahuatl, os Astecas, os Egípcios. Estão pois, nas Obras dos nossos Mestres, estão tudo o que se pode convocar, ou tudo o que se pode empregar, para este programa ou para este trabalho, de ir rua a rua, praça a praça, com o livro Hercólubus na mão, como a possibilidade de um, uma Tábua, digamos, de Resgate e, além disso, de melhoramento humano.

 

PERGUNTA 12: Apóstolo Vélez, o Venerável Mestre Rabolú autorizou o Senhor que ponha as Profecías do Mestre Samael em suas conferências. O Senhor pode fazer um comentário a respeito, para um melhor entendimento?

RESPOSTA: Bom. Honestamente se referia a esse evento de lançamento da Obra Hercólubus. Não é que vamos confundir uma coisa com outra. Agora é a Doutrina Gnóstica Cristã Universal de nossos Mestres Samael Aun Weor e Rabolú, sem mais para lá, nem mais para cá. Mas é necessário também que para promover o livro Hercólubus como um auxílio, podemos referenciá-lo com as Profecias de todos os tempos. Esse pois, aí podemos incluir as dos Mayas, as dos Aztecas, pois a referência em torno, o que está em torno, o que está no momento atual, a situação que temos, e então vamos é penetrar com nosso livro “Hercólubus, ou Planeta Vermelho”, para que alguém se motive e possa participar e também oferecer-lhe a possibilidade de que coopere conosco, neste estudo e nestes trabalhos.

 

PERGUNTA 13: Senhor Jorge, estamos agradecidos por sua honestidade, por sua dedicação, por seu mérito em haver recebido esta carta muito importante para todos nós, estudantes da Gnósis Samaeliana. Esta carta é uma referência importante para a Doutrina e para o Movimento Gnóstico Samaeliano, Revalorizado pelo Senhor.

RESPOSTA: Irmão. A Obra Hercólubus, ou Planeta Vermelho é o caminho e também o instrumento mais importante que há neste momento, não somente para o Gnóstico, senão para toda a humanidade, porque além disso, nos pode vincular à Fase “B” do Movimento Gnóstico Cristão Universal nos mundos internos. De modo que deve-se distinguir as coisas e não colocá-las aí em uma gaveta, NÃO. Senão colhê-las, cada uma, em seu posto, cada uma em seu lugar.

Meu propósito, minha sugestão, é que o livro “Hercólubus, ou Planeta Vermelho”, o que está destinado à humanidade, nós o tomemos como um guia muito pontual, muito necessário, muito de acordo com o que está acontecendo, para que vamos e entreguemos de nosso fruto do trabalho nos Três Fatores da Revolução da Consciência, um convite, uma ampliação, algo que também convoque a humanidade.

Esse é o propósito, pois, vejam vocês, todos os temas que são muito diversos: Uma coisa é editá-lo, outra coisa é distribuí-lo, outra coisa é entregá-lo aos montões, outra coisa é levá-lo, outra coisa é como, digamos, tomá-lo como instrumento pelo crítico deste momento em que existimos e porque o fim do mundo está em cima.

Estamos assistindo a isso. O que passa é que não o vemos e já vocês, o veem, como o penúltimo anuncio que se dá à humanidade, o que passa lá com a partição da Lua em duas, no Oriente Médio. O que está passando nesses países, esse é o penúltimo sinal do fim da humanidade e os Mestres não se enganam, irmãos. Por isso, nós vamos com os Mestres, Eles são os que nos guiam, Eles são os que nos orientam, Eles são os que nos ensinam e Eles, com sua Força Marciana, nos assistem, nos assistem.

Sem a Força Marciana, não há nada, meus amigos.

Bom, por último, esses são meus pontos de vista, se é que me permitem sugeri-los, porque vamos é mudar a forma mecanicista e caduca de pensar, de sentir e de atuar, como base de todo possível desenvolvimento autêntico.

Até aqui, minhas palavras, dignos irmãos, e com a ajuda de Deus, estarei esperando suas perguntas e comentários, enquanto chega o próximo encontro.
Paz Inverencial!
PERGUNTA 14: Sr. Jorge Vélez Restrepo, o Senhor está qualificado como Missionário e Consagrado pelos V.Ms Rabolú e Samael, e tem ampla experiência Internacional no proselitismo gnóstico, que recebeu diretamente do V.M Rabolú autorização para a divulgação do livro Hercólubus, como demonstram as cartas disponíveis em sua página: http://agsaw.com.br/jorgevelezrestrepo.html . Como o Senhor está trabalhando nesta tarefa de difusão do livro Hercólubus?

RESPOSTA: Em duas formas se está trabalhando:
Primeiro: Meu trabalho pessoal com essa Obra e nessa Obra.
Segundo: No público sempre a recomendo, sempre a recomendo.

PERGUNTA 15: Nós, como estudantes de Gnosis da AGSAW, queremos nos alinhar a seu trabalho, propósito muito dígno, de Revalorização da Gnosis Samaeliana. Queremos ajudar o Senhor nesta missão. Queremos trabalhar na distribuição do livro Hercólubus em uma equipe uniforme e em sincronia com seu trabalho neste modo de campo. Para tanto, o Senhor pode guiar-nos como fazemos? Pode coordenar nesta tarefa?

RESPOSTA: Dignos irmãos, vocês já são pintinhos emplumados e esta Obra "Hercólubus, ou Planeta Vermelho", é para empreender o vôo. Assim, deve fazê-lo e também deve ensiná-lo.

PERGUNTA 16: Quais são as diretrizes para a difusão do livro Hercólubus? Devido a que há muita confusão sobre isso. Os estudantes novatos não tem as diretrizes deixadas pelo VM Rabolú e as instituições que promovem a difusão não publicam estas informações para poder orientá-los.

RESPOSTA: Com muito prazer. Outro ponto bem quente. Como dizem por aí nas ruas: Uma “papa quente”. Mas vamos vê-la. E verão que sim, poderemos, de repente, degustar.

A Obra “Hercólubus, ou Planeta Vermelho” tem direitos concedidos em vida, do Mestre Rabolú para sua edição e difusão, como obra editável, mas não sobre seu conteúdo doutrinário. Além disso, os Herdeiros... Além disso. Repito: Além disso! Os herdeiros são os herdeiros e não podem meter-se com seu conteúdo doutrinário porque isso é da Doutrina Universal que está sob a Lei Superior, o que, desgraçadamente, desconhecem, as leis dos mercadores da terra. Qualquer Gnóstico ou Agnóstico que, devotamente, que, sinceramente, estude praticamente esta Obra “Hercólubus, ou Planeta Vermelho”, do Mestre Rabolú, será assistido sem outras intervenções de ninguém.

 

PERGUNTA 17: Irmão Restrepo, muitos dizem que o livro Hercólubus é patrimônio histórico e educativo da Colômbia. Isso está correto?

RESPOSTA: Vejamos irmãos. Por isso lhes dizia que isso é uma “papa quente”.
Esta é uma Obra Profética. Dedicada, pelo seu autor, à Humanidade. Repito: Esta é uma Obra Profética. Dedicada, pelo seu autor, à Humanidade.

 

PERGUNTA 18: O Direito de Autor, no livro Hercólubus, pertence à família do VM Rabolú. Foi o V. M. Rabolú que exigia os direitos de autor para sua família, quando estava vivo? Ou era que sua família exigiu este direito depois que o Mestre morreu?

RESPOSTA: Bem, irmãos. Na lei da Colômbia estão descritas, internacionalmente, os Direitos de Autor, como também, o (inaudível) segundo cada caso. O Mestre acolheu as leis para salvaguardar a integridade da obra. Não obstante, há pessoas que, por A ou por B, não reconhecem tais fronteiras, pois estamos em pleno apocalipsis.