NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA AGSAW
(Profº Mauricio - http://www.agsaw.com.br/)
01. A Administração da AGSAW é compartilhada por todos os moderadores ativos e é dirigida por uma Equipe Gestora, que é responsável direta pela organização e funcionamento da AGSAW.
02.
A Equipe Gestora é composta por um triunvirato de moderadores frequentes às atividades da AGSAW, sacados dentre os moderadores ativos, que estejam estudando e vivenciando os princípios da Doutrina Samaeliana.
03.
A Equipe Gestora, dentre outros funções, é responsável pela elaboração e postagem de progração de atividades da TV WEBSAW, pelo gerenciamento dos sites da AGSAW, que anualmente precisam ser renovados, cujos os custos devem ser ratiados entre os moderadores da ativa.
04. A Equipe Gestora é detentora das senhas dos provedores de site da AGSAW, que são de uso restrito do triunvirato.
05. A Equipe Gestora é reponsável por destituir do triunvirato aquele membro que se tornar infrequente e mudar as senhas dos sites, por motivos óbvios.
06. A Equipe Gestora atual foi nomeiada pelo prof. Maurício, que até então, sozinho exercia tal papel, ao longo de 15 anos e passa agora a ser uma espécie de Patriarca da AGSAW, um mediador para assuntos espirituais.
07. A primeira Equipe Gestora
está coposta pelos moderadores: Alice; Maurízio e Yasmim.
08. Todos os Moderadores ativos, são reponsáveis pela organização e funcionamento de todas as atividades da AGSAW e devem fiscalizar as atividades da Equipe Gestora.
09.
A TV. WebSaw é um canal de TV online da AGSAW destinado à difusão da gnose samaeliana, por meio de transmissão de programas educativos de perfil holosótico.
10. A TV. WebSaw tem por objetivo transmitir os ensinamentos da gnose samaeliana aos estudantes interessados nele.
11
. A TV. WebSaw transmite documentários, áudios, vídeos, filmes místicos e educativos, palestras, curso e atividades produzidas pelos estudantes do grupo de estudo da AGSAW.
12. A TV. WebSaw, para garantir a geração e transmissão de seus programas, conta com livros da gnose samaeliana, vídeos, áudios, mp3 e com uma equipe de moderadores devidamente qualificada e habilitada.
13. Os programas da TV. WebSaw vão ao ar todas às noites das 19 às 22h.
14. Cada dia da semana, em cada horário estabelecido, há um moderador responsável pelo programa e pela mediação da sala de estudos da AGSAW.
15. O Moderador do Dia deverá abrir e fechar a sala de estudos, rigorosamente, nos horários estipulados.
16. No caso de algum impedimento, por motivos de problemas de transmissão ou de outra natureza, o Moderador do Dia deverá comunicar o fato aos demais moderadores e providenciar um substituto até o momento do início da da sua aula. A comunicação deverá ser feita no grupo WhatsApp.
17. O Moderador do Dia só poderá comandar a programação se contar com sistema de Webcam e de aparelhagem de Áudio funcionando adequadamente.
18. Ao final da última aula da noite o moderador abrirá a sala, aos interessados em permanecer nela, para plantão de dúvidas, bate papo dirgido, etc.
19. Os Moderadores atuarão na tarefa de projeção e moderação dos temas dos cursos da AGSAW, obedecendo à ordem crescente no decorrer do curso didaticamente elaborado, começando pelo tema 01 até o último tema de cada curso.
20. A metodologia de desenvolvimento da programação, seguida pelo Moderador do Dia, no sentido de garantir uma ordem didática no estudo do tema pelos participantes, consistirá em:
1º Pedir aos estudantes para ler o texto do tema do dia antecipadamente, antes do dia da conferência, em suas casas, como tarefa de casa.
2º Passar os vídeos específicos do tema do dia.
3º O Mediador do Dia deverá fazer a explanação sucinta do tema do dia, procurando ser breve e objetivo, para não sacrificar os ouvintes;
4º O Moderador deverá fazer a explanação conceitual, uma síntese do tema do dia, visto nos vídeos, usando obrigatoriamente a WebCam, num tempo máximo de 30 minutos entre explanação, perguntas e respostas, tomando cuidado para não ser repetitivo.
5º Durante a exposição do tema o monitor deverá desativar a função de digitação no chat, para tosdos os usuários, para evitar debates e desvio do assunto em foco.
6º Durante a projeção da vídeo aula e a exposição do tema pelo Mediador os estudantes deverão preparar as suas perguntas num bloco de notas, para posteriormente selecionarem, copiarem e colarem no espaço digitável do chat.
7º Após a projeção do vídeo aula do dia o Monitor volta ao Webcam para fazer abordagem do tema e responder as perguntas inerentes ao tema do dia, de acordo com a sua compreensão.
8º O Moderador deverá postar as perguntas não compreendidas, ou fora do tema do dia, na página do grupo no WhatsApp.
9º O Moderador deverá incentivar o bate-papo-gnóstico entre os participantes, depois da aula, usando a Maiêutica Socrática, caso os participantes não estejam produzindo perguntas.
10º Nenhum Moderador do Dia e nenhum fogueiante poderá fazer a explanação do tema do dia, sem se apresentar por meio de Webcam.
11º Cada Monitor do Dia, no exercício de suas funções, deverá obrigatoriamente estar bem trajado, pelo menos com camiseta, assumir sua identidade real.
12º Nenhum Moderadorem poderá usar apelidos, codinomes, máscaras, bonés, capuz, etc., diante da câmera , além de zelar pela boa qualidade das imagens e do som.
13º Qualquer estudante ativo da AGSAW pode e deve participar das Equipes de Trabalho e das Equipe de Moderadores, quando tenha disposição e disponibilidade para trabalhar o Terceiro Fator, na sua forma mais elevada, ajudando-nos na difusão da doutrina samaeliana.
14º Cada estudante poderá usar um apelido ou codinome para participar dos programas como ouvinte e fazer perguntas digitalmente. Porém só poderá tecer comentário, compartilhar a sua ideia ou opinião, por meio da câmera, assumindo a sua imagem publicamente, por motivos óbvios.
15º Cada estudante do curso de gnose online da AGSAW deverá obrigatoriamente ser associado da página do grupo, para acompanhar e estar ciente das atividades do grupo de estudos.
16º Cada estudante, durante a aula, deverá assistir à transmissão e à exposição do tema do dia disciplinadamente, não promover digitação e nem bate-papo neste instante, para não desviar o foco da atenção. À medida que as dúvidas forem surgindo deverão ser anotadas, se possível num bloco de notas à parte, para no fim da exposição do Mediador, colocá-la na tela de bate-papo.
17º Cada estudante deverá fazer, no máximo, uma pergunta sobre o tema, para evitar a criação de polêmica, o confronto e o debate do conhecimento gnóstico.
18º Depois da primeira rodada de perguntas, que cada estudante tiver feito a sua, a critério do Monitor do Dia, poderá haver outras rodadas, no mesmo estilo.
19º Cada Moderador do Dia deverá zelar pela disciplina do grupo e responder as perguntas feitas à altura de sua compreensão.
20º As perguntas fora do tema do dia, ou que não se tenham a resposta de imediato, deverão ser postadas nos formulário do site da AGSAW, na página do grupo de estudos, noWhatsapp, ara posteriores respostas.
21º Cada estudante ativo dos Cursos da AGSAW é respaldado para as demais atividades, participação no Seminário Anual da organização, na cidade de Santos, SP, etc.
22º Os temas a serem desenvolvidos, nos cursos online, serão rateados entre os Moderadores em atividade e inseridos na programação mensal.
22º Não haverá reposição de temas, por parte dos monitores, para o estudantes de nenhum módulo. Quando, por um motivo ou outro, o estudante precisar faltar, ele poderá fazer a reposição para si mesmo, estudando a lição no módulo do Curso Livre de Gnose ou no NUTROR.
23º Para se adequar à filosofia de Revalorização da Gnose Saameliana, os cursos são oferecidos gratuitamente, sem cobrar nada em valores monetários do estudante curso de gnose samaeliana da AGSAW, nos três módulos. Porém são cobrados em valores de disciplina, com relação ao comportamento nos estudos, com relação à frequência, a pontualidade, assiduidade, etc., onde o compromisso, o comprometimento, a dedicação nos estudos ficam por conta do estudante. Considerando que falta de compromisso, indolência, apatia, irregularidade, ausência, inconstância, etc., não combina com a marcha de Revolução da Consciência.
24º Para avançar nos estudos, passar de uma fase a outra do curso de gnose samaeliana, o estudante deverá possuir 100% de frequência, resultante das aulas frequentadas no curso online e também no curso livre de gnose samaeliana.
25º Todo Monitor, por motivos óbvios, terá obrigação de responder, em horário de aula ou fora dele, somente às questões feitas por estudantes vinculados ao Curso de Gnose da AGSAW. Pois se o estudante não estiver engajado nos estudos não terá a compreensão necessária, além do que poderá estar interessado em estabelecer debates, polêmicas, tirar do foco o Monitor, levando-o a sair do tema, etc.
26º É facultado aos presentes participarem do fogueio na forma de abordagem do tema, segundo a sua compreensão ou na forma de perguntas.
27º Só o Moderador do tema do dia é que pode fazer correções de erros doutrinários, chamar atenção de desvio do tema, de ultrapassagem do tempo etc., ao final fogueio, após a exposição de todos os fogueiantes.
28º É vedado a qualquer participante do fogueio, que não o Moderador, desrespeitar o entendimento de qualquer fogueiante, fazer correções, rebater, gerar debates etc.
29º Moderador do tema do dia é quem faz a abordagem didática, podendo fazer ilustrações na forma de vídeos, áudio, lâminas etc.
30º O moderador do dia é quem deve ter o maior entendimento do tema do dia, por isto deve fazer ilustrações na forma de vídeos, áudio, lâminas etc.
31º Os fogueiantes deverão fazer uma sítese expositiva do entendimento do que foi exposto pelo Moderador do dia. Fica vedado a eles darem uma aula novamente, pois se torna repetitivo e nauseante para os ouvintes.
32º O fogueiante deve fazer um resumo mental, uma síntese da aula dada pelo Moderador do Dia, segundo o seu entendimento.
33º Esotericamente define-se entendimento da aula dada pelo Moderador a tudo aquilo que foi apreendido do tema, pelo nosso espaço cognitivo, e que consigamos reproduzir oralmente, no fogueio, sem ilustrações, lâminas, cópias, cola etc.,
36º O estudante pode fizer os cursos da AGSAW, na modalidade livre, pelo NUTROR, com direito a receber gratuitamente certificados e os cinco livros básicos do V.M. Samael.
37º Por razões de disciplina, ordem respeito aos visitantes o Moderador do Dia deverá abrir a sala de conferência uns 5 minutos antes do início da aula.
38º O Moderador não poderá atrasar e nem faltar à aula, a menos que tenha motivos justificáveis.
39º Quando o Moderador tiver que atrasar ou faltar, por algum motivo relevante, deverá comunicar com antecedência no grupo Escola Gnóstica do MGCUR, no whatsapp, para que alguém possa lhe substituir.
40º Para manutenção do foco, o Moderador do Dia deve abrir a sala, receber os visitantes, colocar vídeos relativos ao tema do dia, somente da gnose samaeliana
41º O Moderador do Dia deverá encerrar a aula na hora certa e comandar um bate papo entre os participantes que desesejarem permanecer na sala de modo dinâmico.
42º O bate papo gnóstico deverá ser feito somente sobre a a gnose samaeliana. Nele não pode existir debates, discussões e contendas.
43º O Moderador do Dia poderá ilustrar sua palestra com os recursos didáticos e mediáticos que desejar, com tanto que sejam do perfil da gnose samaeliana.
44º Terminada a exposição o Moderador do Dia convoca os fogueiantes, para fogueiarem o tema do dia, em ordem alfabética dos nomes dos presentes, dando preferência os mais novos no curso.
45º Para que haja uma melhor comunicação e transparência na sala de aula, os fogueiantes só poderão fogueiar com a câmera ligada.
46º O Moderador do dia deverá dividir o tempo de fogueio em partes iguais, entre os participantes.
47º Os fogueiantes deverão desenvolver o tema do dia de modo sucinto, dentro do tempo estabelecido.
48º Os fogueiantes, de modo objetivo e sintético, deverão abordar o tema do dia, de acordo com a sua compreensão do assunto abordado pelo Moderador do dia.
49º Os fogueiantes, para poderem expressar na integra o entendimento do tema, inerente a exposição feita pelo Moderador do Dia, é recomendável não usar recursos mediáticos e didáticos.
50º Preferencialmente os fogueiantes deverão fazer uma reinterpretação da interpretação do Moderador sobre o assunto a ser abordado, usar exposição oral deste, para não descaracterizar o seu entendimento do tema abordado.
51º Não é aconselhável aos fogueiantes fazerem leitura de texto e nem projetarem lãminas, nem aúdios e vídeos acerca do tema em fogueio, para não descaracterizar o seu entendimento do assunto.
52º A leitura do texto, o áudio e vídeo do assunto abordado no texto da aula já explicita o entendimento, a interpretação do Mestre acerca do assunto, do qual os fogueiantes deverão reintepretarem, na dimensão desua compreensão.
53º As pessoas que assistem um fogueiam não querem saber, naquele momento, só da interpretação, do entendimento do Mestre, sobre o tema do dia, pois isto elas podem fazer em casa. O que elas querem saber é do entendimento, da reinterpretação dos fogueiantes.
54º Os participantes do fogueio, que não se sintam preparados para fogueiar o assunto do dia, poderão participar do fogueio fazendo perguntas ao Moderador do Dia e aos demais fogueiantes. Pois o objetivo do fogueio é de treinar os fogueiantes na tarefa de exposição.
55º As perguntas relativas ao tema do dia deverão ser feitas ao Moderador do Dia, para treiná-lo a dar respostas. O moderador deverá se esforçar para dar resposta, de acordo com a sua compreensão.
56º Quando, por ventura, o Moderador não tiver a reposta adequada à pergunta feita, ele pode pedir para postá-la no grupo do Whatsapp, para posterior pesquisa e resposta certa.
57º Todo aluno assíduo nas aulas do curso devem se associarem ao Grupo MGCUR, no WhatsApp.
58º Quando o moderador perceber que cometeu um erro doutrinário, não há nenhum problema, desde faça a correção em dias posteriores, e peça desculpas.
59º O Moderador do Dia deverá encerrar a conferênciano tempo certo, permitir a retirada de quem desejar e abrir a sessão de bate papo gnóstico, sobre assuntos diversos da gnose samaeliana, para quem quiser e puder permanecer na sala.
60º Quando o Moderador do Dia perceber a presença de algum participante nocivo na sala, deverá promover a sua remoção.
61º Por motivos óbvios não será permitido na sala usuários com apelidos, codinomes, perfil fake, sem foto, etc.
62º Não será permitido aos participantes de conferências fazerem a exposição do tema do dia e foguearem com a câmera fechada.
63º Nós monitores devemos entender, nas nossas exposições, que para ler sobre Sócrates, Jesus, Samael, Rabolú, etc., ninguém precisaria comparecer a nossa sala de aula, poderia ler em casa. As pessoas comparecem a uma palestra interessadas em saber o que sabemos daquele assunto abordado, qual é a nossa vivência daquele conteúdo, qual é a nossa compreensão do tema. Então é aí que temos que honrar a veracidade da gnose samaeliana, praticando-a e compartilhando os resultados positivos obtidos com os demais. “Honrai as verdades com a prática”..( Helena Blavatsky).
64º Nós monitores em fogueio, para fazermos exposição do nosso entendimento sobre um tema gnóstico, não poderíamos estar lendo o texto deste assunto para os participantes. Pois a leitura deste texto revela o entendimento do Mestre sobre o tema e não o nosso entendimento.
65º Assim aquele conhecimento que está no texto é do seu autor, não é nosso. Para ser nosso, a gente precisaria entender o seu conteúdo, assimilar este conhecimento e acomodá-lo em nossa estrutura cognitiva.
66º Só nosso entidimento o conhecimento apreendido, aque que está lá dentro do nosso espaço cognitivo. É do nosso entendimento o conteúdo daquele assunto presente numa fonte, mas que agora é nosso também. Então teremos a habilidade de fazer a exposição dele, transferir o que aprendemos, segundo o nosso entendimento, sem ter que estar lendo-o o entendimento dos outros e se tornado chato para nossos ouvintes.
67º Para aprofundar no fogueio acesse os links abaixo:
http://www.agsaw.com.br/fogueiodaagsaw.htm
http://www.youtube.com/watch?v=-gg4McguPlU